“Nós vamos até o fim. Nós (…) lutaremos nos mares e oceanos, lutaremos com crescente confiança e crescente força no ar, (…) lutaremos nas praias, lutaremos nos terrenos de desembarque, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas colinas; nunca nos renderemos…
Winston Churchill, 04/06/1940
Antes de mais as inevitáveis declarações de interesses:
- Nem eu, nem ninguém cá na família somos “wargamers”.
Declarado que está, tenho que mencionar o meu amor pela história, em especial pela história da humanidade e a forma como ela anda a par com os conflitos bélicos.
A 2ª Guerra Mundial foi um dos conflitos mais sangrentos e tristes da história recente da nossa espécie, não só pelos aspectos bélicos associados, mas por todo a agregação de xenofobia e racismo que a ela esteve associada e que cujos efeitos ainda hoje persistem nas nossas sociedades “modernas”.
Reduzir toda complexa mescla que envolveu este conflito a um jogo de guerra “leve” parece contra producente mas é, talvez, a forma mais eficiente de continuar a relembrar e alertar todas as gerações para o que se passou, para que o mesmo não se repita.
Então, como desenvolver um “xadrez moderno” de conflito de guerra de meados do séc. XX?
O designer Richard Borg, em conjunto com a Days of Wonder, adaptou o seu sistema Command and Colors, já aplicado em outros títulos bélicos com relativo sucesso, à temática da 2ª Guerra Mundial e marcou fortemente muitos jovens jogadores.
Um deles fui eu que, no início da minha aventura no mundo dos jogos de tabuleiro modernos, descobri esta pérola, o Memoir’44.
O que se seguiu foi uma espiral de aquisição de várias expansões de modo a expandir o universo deste jogo…
Algumas ficaram de fora por opção, outras porque não fui a tempo de as apanhar antes de ficarem OOP (Out Of Print-Fora de Impressão-Extintas!).
Uma delas sempre foi o Air Pack, que adicionava o apoio aéreo aos combates. Não sendo especialmente importante para a experiência de jogo, fui-me esquecendo do assunto, até ter recebido novas notícias de uma expansão a ser lançada no final de 2018/início de 2019, de nome New Flight Plan.
Segundo as poucas informações disponíveis, esta expansão será o que o Air Pack deveria ter sido logo de início, com uma experiência sólida e fluída de jogo.
O que (parece) está confirmado:
- 15 a 18 novas miniaturas de aviões
- maiores que as anteriores presentes no Air Pack
- 3 aeronaves por nação
- 1 caça
- 1 caça-bombardeiro
- 1 bombardeiro
- em bruto, não pintadas
- após accionadas as aeronaves mantém-se em jogo no tabuleiro, sem necessidade de serem activadas a cada turno, sendo activadas como uma unidade “normal”
- as acções das aeronaves são dirigidas por cartas específicas. Após não se ter mais cartas a aeronave pode ser removida ou ficar no tabuleiro a ocupar um hexágono.
- a munição é limitada
- o terreno não afecta a aeronave mas esta pode ser atacada por qualquer unidade terrestre ou por uma aeronave inimiga em combate aéreo.
E sim, esta expansão faria aqui alguém muito feliz…
Para terminar, vamos então resumir o que existe (existiu!?) neste universo:
(2004)
(2005)
Memoir’44: Winter/Desert Board Map
(2006)
(2007)
— promocional: Memoir ’44: Winter 2007 Scenario
(2008)
Memoir’44: Mediterranean Theater
Memoir’44: Battle Maps – Series 1
(2009)
Memoir ’44: Campaign Book Volume 1
— promocional: Memoir ’44: Campaign Book – D-Day Supplemental
— promocional: Memoir ’44: The Vercors Campaign
— promocional: Memoir ’44: Audie Murphy’s Campaign
(2010)
(2011)
Memoir ’44: Campaign Book Volume 2
— promocional: Memoir ’44: The Invasion of Crete
(2012)
— promocional: Memoir ’44: Equipment Pack Bonus Scenarios
(2014)
(2015)
— promocional: Memoir ’44: VE-Day Scenarios
(2016)
Battle Maps – Series 2
(2018)